Bancos Digitais Valem a Pena? Conheça os Principais e Saiba Tudo Que Eles Oferecem.

Os bancos digitais chegaram para inovar na economia, quando o assunto é instituição financeira. Eles são um dos segmentos de mercado de maior destaque em tecnologia financeira, também conhecidas como fintechs.

Acessibilidade, comodidade, bom atendimento e baixas taxas são o que encantam os clientes, mas sabemos que existem muitos outros detalhes e burocracias quando o assunto são bancos. 

Você já deve ter se perguntado: Bancos digitais valem a pena? Por isso, leia o post e acabe com todas suas dúvidas. Boa leitura!

O Que São Bancos Digitais?

Bancos digitais são instituições bancárias que apresentam uma diferença significativa em relação aos bancos tradicionais: eles funcionam virtualmente, por meio de sites e aplicativos. 

Da abertura da conta bancária ao esclarecimento de dúvidas, todas as necessidades dos clientes podem ser resolvidas pelo computador ou celular. Sem fila, sem burocracia e sem precisar sair de casa.

O objetivo dos bancos digitais é ter mais agilidade no atendimento e, assim, atingir um número maior de consumidores, sem taxas exorbitantes que pesam no bolso de quem necessita do suporte das instituições financeiras.

Principais bancos digitais

Conheça os principais bancos digitais e seus serviços:

Agibank

Foi fundado como Agiplan em 1999, no Rio Grande do Sul. A partir de 2010, especializou-se em crédito consignado e logo recebeu autorização do Banco Central para montar sua instituição financeira.

Em 2013, passou a oferecer conta-corrente e cartão de crédito com bandeira MasterCard para seus clientes. 

Banco Inter

Com um aplicativo para realizar todas as transações, o Banco Inter é isento de tarifas, mesmo para transferências e saques na rede 24h. Seu principal diferencial é o depósito com boleto, em que, para depositar uma quantia em sua conta, basta gerar um boleto no próprio aplicativo e pagar em qualquer casa lotérica.

Tem cartões de crédito e débito internacionais sem custo adicional e também oferece os mesmos serviços para pessoa jurídica e exclusividades para Microempreendedores Individuais (MEI). 

C6 Bank

O C6 Bank é uma instituição fundada por ex-sócios do banco BTG Pactual. Esse banco digital é focado em clientes do segmento premium. Oferece conta digital, cartões de crédito e débito, empréstimos, investimentos, dentre outros serviços bancários.

Mercado Pago

O Mercado Pago é uma plataforma de pagamentos online do Mercado Livre, uma empresa que ficou conhecida pela revenda digital de produtos. O serviço financeiro digital foi lançado em 2019 e oferece pagamento por aproximação, empréstimos e maquininhas de cartão para lojistas.

Neon

O banco digital Neon oferece um cartão de débito nacional e também internacional. Além disso, possui aplicativo de gestão financeira e serviços para empresas, sendo uma alternativa para micro e pequenos empresários.

Para ter uma conta na Neon, basta baixar o aplicativo em seu celular e seguir os passos indicados de maneira simples e gratuita. Não é necessário aprovação de crédito. Porém, a conta é ativada quando o cliente deposita os primeiros R$ 25.

Banco Original

O Banco Original é uma das primeiras instituições a oferecer um serviço completamente digital, com a disponibilidade de cartão múltiplo (com as funções crédito e débito), e um gerenciador financeiro integrado à conta.

No entanto, fique atento, pois ele não é um banco digital totalmente gratuito, a isenção de tarifas só ocorre caso o cliente invista R$ 100 mil com o banco.

Nubank

O Nubank é uma startup criada em 2013. Inicialmente, a empresa oferecia somente um cartão de crédito sem anuidade. Logo, a fintech lançou sua conta digital no final de 2017, chamada NuConta, e se transformou em um banco digital.

PagSeguro

A empresa, que começou sendo apenas como um meio de pagamento eletrônico, tem atuação focada em micro e pequenas empresas (PMEs). Esse banco digital oferece conta digital e máquinas de cartão de crédito e débito.

Valem a pena?

Sem dúvidas os bancos digitais são uma excelente opção para quem busca fugir das taxas e da burocracia dos bancos tradicionais. Escolha uma das instituições que citamos e você não vai se arrepender do investimento. 

Quer ficar por dentro dos nossos conteúdos e descobrir tudo sobre bancos digitais, cartão de crédito, planejamento financeiro e muitos outros assuntos? Então acesse o site da Saber Financeira e saiba mais.