Estudo Nunca é Demais: Descubra Tudo Sobre Educação Financeira.

A educação financeira nunca foi tão necessária  quanto no momento atual que estamos passando, decorrente da pandemia do coronavírus. O distanciamento social, fechamento do comércio e demissão em massa já fazem parte do nosso cenário, porém medidas se fazem necessárias para enfrentar a crise, e a principal delas é a educação financeira. 

O brasileiro, de um modo geral, também está mais interessado em aprender sobre finanças pessoais. Então, aproveite o momento em casa para estudar e também contribuir com a gestão de suas finanças. Leia o post e descubra tudo sobre educação financeira. 

O Que é Educação Financeira?

Basicamente, a educação financeira é todo o conhecimento relacionado ao dinheiro e a sua gestão. Ou seja, é o processo que lhe ajuda a compreender melhor os produtos e serviços financeiros, assim, você será apto a fazer escolhas de forma disciplinada, sem prejudicar seu bolso. 

De forma prática e simplificada, quanto mais educado financeiramente você for, mais consciente e confiante ficará para tomar decisões de como utilizar o seu dinheiro da maneira certa e sem desperdícios. Assim, terá mais confiança para fazer boas escolhas relacionadas ao seu dinheiro.

Como Ter uma Boa Educação Financeira?

O primeiro passo, você já deu, que é ter interesse no assunto. E os próximos passos são buscar esse conhecimento sobre boas fontes e fazer isso ser parte da sua rotina e consequentemente da sua vida.

Aplicar esses conhecimentos com disciplina e organização, ajudará você na sua gestão financeira para o resto da vida. A educação financeira só tem a agregar tanto no seu lado pessoal quanto profissional.

Principais Livros Sobre Educação Financeira

Confira as indicações de livros da Saber Financeira:

  1. Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki traz de forma simples a forma que pessoas ricas ensinam seus filhos sobre dinheiro, perpetuando a riqueza. O autor usa a própria vivência na narrativa, que busca desenvolver uma mentalidade empreendedora nas pessoas.

O milionário americano é filho de um funcionário público que nunca havia conseguido atingir a independência financeira. Ele é o pai pobre. Entretanto, o pai rico é representado pelo seu melhor amigo, um comerciante que conseguiu construir grande riqueza devido à forma como lidava com dinheiro e que ensinou a ele tudo sobre finanças.

  1. Os Segredos da Mente Milionária, de Harv T. Eker

O milionário americano Harv T. Eker compartilha neste livro um pouco de sua história pessoal e conta como tudo tomou um novo rumo após a substituição de crenças negativas relativas ao dinheiro por ideias positivas.

A ideia principal deste livro é mostrar como a mudança de mentalidade pode te ajudar a atingir seus objetivos financeiros e como fazer isso aplicando a educação financeira. 

  1. Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, de Nathalia Arcuri

Neste livro, a jornalista explica de forma fácil e didática os principais passos para quem quer buscar a liberdade financeira, mostrando hábitos que prejudicam sua saúde financeira. O livro também traz ensinamentos sobre investimentos e como poupar para atingir metas e objetivos.

  1. Do mil ao milhão: Sem cortar o cafezinho, de Thiago Nigro

Em seu primeiro livro, o milionário Thiago Nigro, criador da plataforma O Primo Rico, mostra os três pilares para atingir esse sonho.  Além disso, o escritor mostra utilizando dados e sua própria experiência que é possível chegar à riqueza desde que se esteja disposto a aprender sobre educação financeira e se dedicar.

  1. Orçamentos Sem Falhas: Saia do vermelho e aprenda a poupar com pouco, de Nath Finanças. 

Nath Finanças aborda educação financeira na prática. Em seu livro ela traz as principais questões que assolam o nosso bolso ― nossa relação com cartão de crédito, taxa de juros, lista de compras, planejamento, metas, a diferença entre desejo e necessidade, entre outras.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre educação financeira, não deixe de aplicar as dicas e ler as indicações na hora de realizar a sua gestão financeira. 
Quer ficar por dentro dos nossos conteúdos e descobrir tudo sobre educação financeira, cartão de crédito, planejamento financeiro e muitos outros assuntos? Então acesse o site da Saber Financeira e saiba mais.