Facilidade e Segurança: Conheça o Empréstimo Com Garantia.

Viajar, investir ou até mesmo quitar as dívidas são os principais motivos pelos quais procuram pelo crédito pessoal. Se você pretende buscar esse tipo de serviço, seja por dívidas ou outra razão, precisa conhecer o empréstimo com garantia.

Esse tipo de crédito já é bastante utilizado no país, por isso você necessita conhecer essa modalidade de crédito e todas as facilidades que oferece. Acompanhe o post e descubra o que é o empréstimo com garantia, vantagens e cuidados e se vale a pena optar por esse serviço.

O Que é Empréstimo Com Garantia?

Ao recorrer às instituições financeiras e solicitar um empréstimo, você fica sujeito ao pagamento de juros que funcionam como a compensação pelo risco de inadimplência sobre o crédito emprestado.

Entretanto, é muito comum que as pessoas não se dêem conta de pagá-lo em dia. Por isso, como um meio de proteção, muitas instituições contam com a modalidade de empréstimo com garantia.

Basicamente, trata-se da situação em que a pessoa que solicita o empréstimo estabelece um bem, como um veículo ou um imóvel por exemplo, como garantia pelo dinheiro emprestado. Assim, caso a pessoa não consiga pagar a dívida, a instituição tem direito a recolher o bem em questão.

Vantagens Desse Tipo de Empréstimo

Quando você solicita um empréstimo com garantia e coloca um bem como garantia, faz com que a instituição com a qual pegou dinheiro emprestado tenha mais segurança de que, de um jeito ou de outro, vai ter a quantia de volta, mesmo que seja através de um bem móvel ou imóvel.

Logo, as instituições bancárias ou financeiras se sentem mais seguras com essa modalidade de crédito, e oferecem condições mais acessíveis para o empréstimo com garantia, como juros mais baixos, prazos maiores ou até mesmo montantes maiores, dependendo da empresa. 

Assim, uma das principais vantagens desse tipo de crédito é que suas taxas são significativamente mais baixas do que as de um empréstimo comum, por exemplo. Justamente pelo risco de inadimplência ser muito menor, devido à garantia do bem.

Além disso, as boas condições que essa modalidade oferece, aumentam as chances de que você tenha mais facilidade para arcar com a dívida, evitando ficar com o nome sujo e também a perda do bem como garantia.

Quando Vale a Pena Fazer o Empréstimo Com Garantia?

Ainda que o empréstimo com garantia tenha taxas de juros mais baixas, é sempre importante estudar as possibilidades caso você realmente precise pegar dinheiro emprestado.

Sendo assim, vale a pena buscar esse tipo de empréstimo:

  • Em situações que você precisa do dinheiro e procura por pagar juros menores e mais prazo para quitar o crédito solicitado;
  • Quando você precisa de uma quantia mais elevada de dinheiro do que os empréstimos tradicionais podem oferecer;
  • Se você já está pagando uma taxa de juros superior e precisa escapar dessa situação;

Cuidados Que Você Deve Ter Com o Empréstimo Com Garantia 

Ao solicitar o empréstimo com garantia, mesmo que tenha condições facilitadas, é necessário refletir sobre sua situação financeira e os termos do contrato para evitar que o empréstimo com garantia torne-se um problema.

Ainda, lembre-se que caso seu orçamento diminua e você se aperte, tenha em mente que não pode vender seu veículo ou imóvel (bem) dado como garantia enquanto o crédito não for pago.

Ainda mais,  as instituições financeiras e bancárias podem apresentar taxas e condições diferentes sobre o empréstimo com garantia. Por isso, procure pesquisar sobre as condições,  juros, montante e prazos, para fazer a escolha certa para você e para seu bolso.

Conclusão

Essa modalidade é uma ótima alternativa para quem deseja facilidades na hora de adquirir o crédito. Agora que você conhece o empréstimo com garantia, coloque as dicas em prática e não tenha medo de solicitar. 

Quer ficar por dentro dos nossos conteúdos e descobrir tudo sobre empréstimo com garantia, cartão de crédito, planejamento financeiro e muitos outros assuntos? Então acesse o site da Saber Financeira e saiba mais.