Planejamento Financeiro Pessoal: Tudo Que Você Precisa Saber.

Que educação financeira é importante todo mundo sabe, mas certamente você já se perguntou como fazer um planejamento financeiro? Um bom plano financeiro pessoal é uma estratégia, onde definimos onde queremos chegar e qual caminho vamos seguir para alcançar esses objetivos.

Se essa é sua dúvida, não se preocupe, neste artigo irei mostrar como colocar sua vida financeira nos trilhos com essa estratégia. Leia o post e descubra tudo que você precisa saber sobre planejamento financeiro pessoal. 

O Que é um Planejamento Financeiro Pessoal?

O planejamento financeiro pessoal é a capacidade de definir suas metas e objetivos financeiros e organizar suas finanças. Ou seja, um plano financeiro é uma maneira de organização e funciona como um mapa para seus objetivos e sonhos.

Sendo assim, um bom plano financeiro auxilia você a definir onde você quer chegar, suas principais metas e assim o que é preciso fazer financeiramente para alcançar seus objetivos. 

Qual a Importância do Planejamento Financeiro Pessoal?

Definir um plano para suas finanças é crucial para que você atinja seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Além disso, um planejamento financeiro pessoal bem feito também ajuda você a definir o que realmente importa, orientando assim, todas suas decisões no dia a dia.

Por isso, é importante lembrar que o ato de planejar está ligado ao que você deseja alcançar no futuro e como você deve agir no presente para que esse objetivos sejam atingidos.

Como Montar Um Planejamento Financeiro Pessoal?

Confira as dicas da Saber Financeira:

1. Faça um diagnóstico financeiro

O diagnóstico financeiro consiste em saber exatamente o quanto você ganha e o quanto você gasta seu dinheiro. Além disso, também é necessário analisar os modos de pagamento, se é no cartão de crédito, débito ou à vista, por exemplo. 

Para organizar o diagnóstico, escreva em uma folha de papel ou em uma tabela no seu computador, de forma detalhada, todas suas movimentações financeiras e principais informações, por exemplo:

  • Quanto você ganha por mês?
  • Quanto você gasta por mês?
  • Qual parcela do seu dinheiro está comprometida com dívidas?
  • Quais são as suas despesas fixas e variáveis?
  • Quanto você precisaria por mês caso acontecesse algum imprevisto?

2. Defina seus objetivos 

Para alcançar o sucesso em seu planejamento financeiro você precisa ter muito claro quais são seus objetivos financeiros. Comece listando todas suas metas e depois separe elas de acordo com um prazo estabelecido.

Esses objetivos servirão como fator de motivação para continuar disciplinado em seguir seu planejamento financeiro pessoal. Elas têm um papel essencial para garantir para manter dentro do orçamento, exigindo sempre muito autocontrole e foco.

3. Faça seu orçamento mensal 

O orçamento mensal é uma estimativa financeira por um determinado período de tempo. Dessa forma, com um orçamento você define limites e metas para seus gastos a para um determinado período de tempo e detalha isso dentro do planejamento financeiro.

Mas, o ideal é analisar todos os seus gastos por categorias e definir suas metas a fim de que dentro do mês você consiga poupar parte dos seus rendimentos e ainda assim destinar seu dinheiro para as áreas mais importantes da sua vida.

Saiba mais

Agora que você já sabe tudo sobre planejamento financeiro, está esperando o que para colocar suas finanças em dia, atingir suas metas e realizar um controle mensal? Coloque a mão na massa e organize seu dinheiro. 

Quer ficar por dentro dos nossos conteúdos e descobrir tudo sobre educação financeira, cartão de crédito, planejamento financeiro e muitos outros assuntos? Então acesse o site  da Saber Financeira e saiba mais.