Serasa Score: Entenda o Que é, Como Consultar e Aumentar Sua Pontuação.

Além do serviço de proteção ao crédito, o Serasa também conta com outros serviços muito úteis ao consumidor, e que podem te ajudar a voltar a ter o controle sobre o seu dinheiro e evitar o nome sujo. Um dos principais serviços é o Serasa Score.

Quer conhecer esse serviço e saber como aumentar sua pontuação? Leia o post e descubra tudo sobre o Score de crédito para evitar a negativação e contribuir com a sua gestão financeira. 

O Que é o Score de Crédito?

Serasa Score é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e indica uma pontuação correspondente a possibilidade que você tem de arcar com suas dívidas. Ele é semelhante a um currículo financeiro, onde empresas consultam sua pontuação na hora de liberar crédito pessoal ou financiamento.

A maioria das empresas consulta esse sistema em suas análises de crédito e quanto mais alta a sua pontuação, melhor será a sua reputação como pagador, e mais chances você terá de conseguir melhores condições.

A sua pontuação funciona de acordo com o seu histórico de crédito no mercado financeiro, com a frequente negativação de dívidas no seu nome e com o que é informado pelo Cadastro Positivo. 

A pontuação do Serasa Score vai de 0 a 1000, sendo:

  • de 0 a 300 pontos: alto risco de inadimplência;
  • de 300 a 700 pontos: risco médio de inadimplência;
  • acima de 700 pontos: baixo risco de inadimplência.

Como Consultar o Score de Crédito?

Para consultar o Serasa Score basta você fazer o login com a sua conta no site Serasa Consumidor ou se ainda não tiver o cadastro, você pode entrar utilizando seu e-mail ou perfil do Facebook para começar. 

Logo, digite o seu CPF e clique em “Consultar Agora”, as informações aparecerão na tela e são direcionadas de acordo com o seu perfil, clique em “Entenda seu score” para tirar possíveis dúvidas e confira as dicas que podem aparecer para você.

É bem fácil, não é mesmo?!

Aumente sua pontuação

Um conjunto de fatores é responsável pela sua nota. Mas você pode trabalhar individualmente em cada um deles para aumentar suas chances e aumentar sua pontuação. Confira:

Atualize seus dados 

Essa é uma tarefa bem simples, mas muitas pessoas deixam de lado por não acharem importante o suficiente ou por esquecimento, porém isso faz toda diferença para aumentar sua pontuação. 

Por isso, atualize seus dados no site da Serasa e preencha o máximo de informações no seu cadastro completo, assim ele ficará mais confiável e atualizado com as informações corretas.

Mantenha o nome limpo

Manter o nome limpo é essencial para aumentar sua pontuação, isso porque estar negativado caracteriza uma baixa muito a sua pontuação. Além disso,o tempo de inadimplência também afeta negativamente seu Serasa Score.

Afinal, a nota serve justamente para entender o seu potencial como pagador. Se você demora para negociar sua dívida e tirar o seu nome do Serasa, o sistema entende que você tem chances de repetir isso com outras empresas.

Pague suas contas em dia

Com a correria do dia a dia, é normal esquecer do vencimento de uma conta ou, quando não se procura outros meios para pagá-la. Porém, o tempo que você leva para pagar uma conta, também é levado em consideração no Score.

Ative o seu Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é como um currículo financeiro do histórico das suas finanças. Aliás, toda Pessoa Física (PF) possui essa ferramenta, isso porque o cidadão que tem um CPF já é incluído automaticamente nesse cadastro.

Saiba mais

Agora que você já sabe tudo sobre o Serasa Score, siga nossas dicas e mantenha sua pontuação alta, para obter muitos benefícios financeiros no seu dia a dia. 

Quer ficar por dentro dos nossos conteúdos e descobrir tudo sobre Score de crédito, cartão de crédito, planejamento financeiro e muitos outros assuntos? Então acesse o  site da Saber Financeira e saiba mais.